o-rei-leao-01.jpg

- Quando entrou em produção nos Estúdios Disney, O REI LEÃO era um projeto com que ninguém realmente se importava. Na época, a idéia era fazer um filme realista sobre os leões na selva, estilo documentário do Discovery Channel. Poucos executivos viam algo bom no projeto, e o próprio produtor Don Hahn encontrou dificuldades em convencer os artistas do estúdio a participarem do mesmo. Durante sua produção O REI LEÃO foi considerado um projeto B no estúdio, com os maiores nomes trabalhando em POCAHONTAS, que era previsto como o grande filme.

- Originalmente chamado “King of the Jungle” (O Rei da Selva), o filme seria sobre leões africanos vivendo na selva, até que o time da produção percebeu que leões não vivem na selva. Interessantemente, algumas camisetas vendidas nas Disney Stores ainda trazem a frase “King of the Jungle”.

- Considerando que os recentes sucessos do estúdio haviam sido baseados em histórias já familiares com o público, como A PEQUENA SEREIA e A BELA E A FERA, os executivos temiam que uma história original e desconhecida como O REI LEÃO não fosse chamar o público ao cinema.

- O diretor original do filme seria George Scribner, o diretor de OLIVER E SUA TURMA (1988).

- A idéia para uma história africana contada com leões tinha estado em desenvolvimento no estúdio desde 1989 em várias formas e sob diversos títulos. Depois de três anos, centenas de desenhos, milhares de páginas de script e uma viagem de pesquisa para a África, a clara história de Simba ainda não havia surgido. Então chegaram os dias decisivos no início de 1992, quando os diretores Roger Allers e Rob Minkoff e o produtor Don Hahn se trancaram em um escritório no estúdio com os diretores de A BELA E A FERA Gary Trousdale e Kirk Wise e a supervisora de história Brenda Chapman-Lima junto com muita pizza e folhas de papel. Dois dias depois, uma história emocionante finalmente começou a surgir.

- O REI LEÃO é ligeiramente inspirado em “Hamlet” de William Shakespeare: a história de um jovem príncipe cujo tio assume o reino após matar o pai do rei/príncipe. Depois de ficar longe de casa para um longo período, esses eventos levam aos planos do príncipe por vingança. O príncipe recebe conselhos do fantasma de seu pai. Outra referência ocorre durante a cena em que Zazu canta “I´ve got a lovely bunch of coconuts”, onde Scar segura uma caveira em suas mãos.

- A conexão com Hamlet desafiou os cineastas a re-examinar a jornada interna de Simba. “Nós decidimos que deveria ter uma cena ‘ser ou não ser’, e foi a última cena criada para o filme” diz o diretor Rob Minkoff. “Depois de Mufasa visitar Simba e vai embora, Simba é deixado se questionando o que fazer. Esse literalmente se tornou nosso momento ‘ser ou não ser’. Tudo depois disso se tornou sobre ser tão bom quanto essa cena”.

o-rei-leao-02.jpg

- Outra fonte de inspiração para os artistas foi o clássico animado de Walt Disney BAMBI. Elementos como o ciclo da vida de nascimento, morte e renovação foram retiradas do filme de 1942. De fato, durante a produção O REI LEÃO era chamado de “Bambi na África”.

- Quando a escritora Irene Mecchi foi trazida a bordo da produção, ela foi dita que o filme seria “Bambi na África encontra Hamlet”, ou “Bamblet”, como ela apelidou.

- O pai do diretor Roger Allers faleceu durante a produção do filme, o que levou aos artistas resolverem dedicar o filme a todos os pais.

- Em novembro de 1991, uma parte da equipe de produção de O REI LEÃO viajou para a África a fim de descobrir o mundo dos personagens por si mesmo. Armados de lápis, pincéis e folhas de papel, eles voltaram com pilhas de desenhos inspirados pelo local, além de uma compreensão muito maior e um vínculo emocional com o lugar.

- Cenas cortadas ainda durante o processo de storyboards incluem:
- Uma versão alternativa da abertura, sem a famosa canção “Circle of Life” e baseada em diálogos, especialmente do pássaro Zazu.
- Mufasa cantaria uma canção chamada “To Be King”, mas foi cortada pois não era apropriada para a voz de James Earl Jones.
- Antes de “Hakuna Matata” ser escrita, Elton John e Tim Rice compuseram uma canção chamada “Warthog Rhapsody” (Rapsódia do Javali), que introduziria a vida despreocupada da dupla para Simba. A canção chegou a ser gravada por Nathan Lane, Ernie Sabella e Jason Weaver, mas foi cortada ainda no estágio de storyboards. Quase dez anos mais tarde, a canção foi reaproveitada no filme O REI LEÃO 3: HAKUNA MATATA (2003), com as letras modificadas e Timão como intérprete.
- Versão alternativa da canção “Hakuna Matata”, contendo um verso adicional contando a história de Timão.
- Uma pequena cena na qual Simba, Pumba e Timão jogam futebol com insetos na floresta.
- Uma versão diferente da cena em que Simba volta para enfrentar Scar. O leão é seguido por Nala e Pumba na sua jornada, apenas com um relutante Timão sendo deixado para trás. A cena foi mais tarde reaproveitada em O REI LEÃO 3: HAKUNA MATATA (2003).

- A versão original do prólogo, com a apresentação de Simba, seria uma cena baseada em diálogo, sem muito do esplendor da versão vista no filme. Quando o compositor Hans Zimmer preparou sua interpretação da canção “Circle of Life”, ele fez uma versão estendida para ter certa flexibilidade no momento de editar o filme. Os produtores ficaram tão impressionados com o trabalho que resolveram modificar toda a abertura para que eles pudessem usar todo o trabalho feito por Zimmer.

- A canção “Can You Feel The Love Tonight” passou por diversas mudanças durante a produção. Durante um ponto, ela seria cantada por Timão e Pumba, para o horror de Elton John.

- à€ medida que a história avançava, o desafio chegou para os animadores quando eles perceberam que não animavam personagens de quatro patas há anos. Os produtores então trouxeram leões de verdade para o estúdio para serem estudados pelos artistas. Animadores viajavam para o Zôo de Los Angeles quase semanalmente para estudar os pontos de locomoção de javalis ou da anatomia de suricates.

- Nathan Lane e Ernie Sabella fizeram testes para as hienas Shenzi e Banzai (interpretadas no filme por Whoopi Goldberg Cheech Marin), mas os diretores adoraram tanto a performance dos dois e acharam que eles funcionariam melhor como a dupla cômica Timão e Pumba.

- A fala de Timão “What do you want me to do, dress in drag and do the hula?” (O que você quer que eu faça, me vista de mulher e dance a hula?) foi improvisada por Nathan Lane.

- Originalmente, as hienas Shenzi e Banzai seriam interpretadas por Tommy Chong e Cheech Merin, mas os diretores não conseguiram contratar Chong, então escalaram Whoopi Goldberg no lugar.

o-rei-leao-03.jpg

- Ao fim da gravação da canção “Be Prepared”, Jeremy Irons tinha acabado com suas cordas vocais. Assim, Jim Cummings interveio e finalizou a parte vocal de Scar na linha “You won´t get a sniff without me!”

- Diversas aproximações visuais diferentes foram estudadas durante a produção. A primeira evocava um estilo semelhante ao utilizado em A BELA ADORMECIDA (1959). Outro conceito era fazer os cenários estilizados, a fim de evocar a natureza gráfica e colorida dos padrões de tecidos africanos e artes tribais. No entanto, isso deu ao filme uma qualidade excessivamente estilizada, o que levou o time de produção a optar pelo estilo épico e místico, inspirado em grandes produções como LAWRENCE DA ARÁBIA de David Lean.

- Inspiração para as paisagens do filme foi retirada do Hell’s Gate National Park no Quênia.

- Produzida utilizando então-inovadores efeitos de computação gráfica, a cena do estouro da manada de gnus levou três anos para ficar pronta. Um novo programa de computador teve que ser feito para a produção da cena, que permitia centenas de animais gerados pro computador a correrem sem colidirem nos outros.

- Para dar maior autenticidade para a trilha sonora do filme, o compositor Hans Zimmer pediu a ajuda de seu amigo sul-africano Lebo M. Os dois haviam trabalhado previamente juntos no filme de John G. Avildsen O PODER DE UM JOVEM (1992). O grito escutado na abertura do filme é de Lebo M, que também pode ser escutado em todas as versões internacionais do filme. Ele também escreveu o cântico africano que acompanha muito da trilha e canções do filme.

- Os nomes de diversos personagens são baseados em palavras em Swahili:
-Simba: Leão / Guerreiro Corajoso
-Sarabi: Miragem
-Shenzi: Bárbaro / Selvagem / Não-civilizado
-Rafiki: Camarada / Amigo
-Pumbaa: Ignorante / Preguiçoso

- Simba diz para Scar (Jeremy Irons) “You are so weird” (Você é tão esquisito), para qual Scar responde “You have no idea!” (Você não faz idéia), a mesma resposta dita por Irons em O REVERSO DA FORTUNA (1990).

- James Earl Jones (Rei Mufasa) e Madge Sinclair (Rainha Sarabi) interpretaram os papéis de Rei e Rainha em UM PRÍNCIPE EM NOVA YORK (1988).

o-rei-leao-04.jpg

- As partes mais melancólicas da trilha usam muitos elementos de Requiem de Mozart.

- A cicatriz no olho de Scar está exatamente no mesmo lugar da cicatriz do personagem de Al Pacino, Tony Montana, no filme SCARFACE (1983).

- Se você prestar atenção na cena em que Simba vai saudar seus súditos após a derrota de Scar, pode perceber que o bico de Zazu se move quando ele se inclina para fazer a reverência. Originalmente ele diria “Vossa Majestade”, mas a fala foi descartada e a animação mantida.

- O primeiro filme da Disney a representar a morte de um personagem (Mufasa) na tela. Anteriormente, a morte de um personagem ocorria fora da tela ou era implícita. Mais tarde em POCAHONTAS (1995), a morte de um personagem humano é representada.

- Rumores dizem que durante a cena na qual Simba colapsa no penhasco após seu diálogo com Timão e Pumba sobre as estrelas, o pó que voa do penhasco forma a palavra SEX (sexo) no céu. Na verdade, as letras formadas são SFX, uma abreviação de “special effects” (efeitos especiais) e uma homenagem ao respectivo departamento de animadores no estúdio. Para o lançamento em DVD a cena foi modificada, sendo que nenhuma palavra é formada nos céus.

- Um dos insetos que Timão tira de um tronco durante a cena “Hakuna Matata” possui orelhas do Mickey Mouse.

o-rei-leao-05.jpg

- Para o lançamento nas telas de formato gigante IMAX no Natal de 2002, o filme foi restaurado diretamente de seus arquivos digitais. Além disso, diversos cenários foram retocados para a adição de maiores detalhes, assim como o clean-up de alguns personagens aperfeiçoado. Algumas cenas também foram parcialmente ou totalmente re-animadas, entre elas:
-A tomada dos passarinhos saltando das bocas dos jacarés no número “I Just Can’t Wait To Be King” foi totalmente refeita. Aparentemente os diretores não estavam felizes com o design original da mesma.
-A tomada de Scar observando a saída de Mufasa e Simba do Cemitério de Elefantes foi ligeiramente alterada. Agora ele move sua cabeça, enquanto na edição original ele ficava imóvel.
-Durante a cena em que Simba se deita no penhasco e faz uma nuvem de pó se erguer aos céus, na versão original o pó formava a sigla SFX. Como muitos confundiram a mesma com a palavra SEX, nesta edição o pó foi modificado para que nenhuma letra seja discernível.
-A cachoeira vista durante a canção “Can You Feel The Love Tonight” foi feita mais realista e detalhada.

- O filme foi novamente modificado para o lançamento em DVD. A exemplo do que havia sido feito com A BELA E A FERA no ano interior, os artistas animaram um novo número musical e o inseriram no filme original. Neste caso, a canção se chama “Morning Report”, e foi escrita por Elton John e Tim Rice especialmente para o musical da Broadway. Além da edição especial, o DVD também supostamente inclui a edição original do filme – que é, na verdade, apenas a edição especial com todas modificações, mas sem a canção inédita.

- É o vídeo mais vendido de todos os tempos, com mais de 55 milhões de cópias vendidas até o momento.

- O lançamento em DVD bateu recordes de venda para um filme catálogo.

- O REI LEÃO inspirou um musical na Broadway, uma série de televisão estrelando Timão e Pumba, duas sequências diretamente para o vídeo chamadas O REI LEÃO II: O REINO DE SIMBA (1998) e O REI LEÃO 3: HAKUNA MATATA (2003), além de diversas paradas e atrações nos parques da Disney.

Tags

 

40 Comentários

  1. eu adorei o rei leão 3 eu gosto muito alias eu gosto dos filmes da disney

  2. eu gostei muito do filme do rei lão

  3. phillipe henrique disse:

    eu amei o filme do rei leao,achei um maximo,porem deixou muitas duvidas no ar:
    *o que aconteceu com sarabi que na sequencia(rei leao 2)nao apareceu?
    *porque zira e os demais leoes  foram exilados?
    *e as ienas foram para onde?

    entao o filme deixou muitas questoes no ar
    se alguem souber responder agradeço

  4. leidson disse:

    Verdade,tbm concordo, onde está Sarabi? nota-se a diferença de imagens e definições da nitidez dos personages,com relação a O REI LEÃO, e O REI LEÃO 3, os cenarios e os personagens estão em cores mais vivas. e o TIMÃO e o PUMBA ,jamais deviam mudar o lema HAKUNA MATATA por Hiiráááá. os leões exilados nem se fale.nem sao comentados no outro filme. a continuação foi boa, mais deixou muito a desejar.

  5. Mateus disse:

    Se bem me lembro (tem muito tempo que vi esse filme) zira e os demais foram exilados por preferirem Scar a Simba ( o que não faz o menor sentido, e nem aparece no 1º filme, na batalha final todas defendem Simba o que é muito mais lógico visto o estado em que Scar deixou o reino e por ter assassinado o Rei anterior. A história do 2º filme não faz sentido. E não explica de onde nasceu o kovu, ele era filho de Scar? Por que Scar escolheu Kovu, se bem me lembro. )
    As ienas fugiram depois que simba assumiu o reino. Acho que isso é comentado pela Zira ou algum de seus filhos no 2º filme.
    Sarabi… morreu hauahauhauahuahuha, pô, ninguém falou dela, é verdade.

  6. Rafael disse:

     Deixem de ser idiotas de acreditar que a poeira forma “SFX”! Cai na real!
    A poeira forma a palavra SEX! Dá para ver certinho! Vejam no youtube a cena!
    Até mesmo porque, se a palavra não formasse nada de mais, a Disney não mudaria esta cena quando o filme foi lançado em dvd!
    E depois, em VÁRIOS filmes da Disney têm mensagens subliminares, ou seja, a empresa já é conhecida por isso!
    A Disney é podre! Seus filmes são podres! 

  7. Viviane disse:

    SFX é um progama de computador e a Disney não e prode!
    Zira e as outras leoas sigdoras de Scar apareceram no filme 1 so não foram mencionadas não sei por que elas não lutaram do lado de Scar.
    Elas mataram Sarabi como vingansa e por isso que foram exiladas.
    Nuka também apareceu em Rei Leão 1 como criança pois é o unico filho verdadeiro de Scar.
    Zira conheceu Chumvi no exilio(ou nas Terras do Reino antes de cerem exiladas) e teve Kovu e Vitani provavelmente escolheram Kovu para ser o seguidor de Scar por que ele era mais parecido com ele.
    Provavelmente as hienas voltaram para o Cemitério dos Elefantes depois que mataram Scar.
    Espero que tenha ajudado e repito a Disney não é podre!

  8. Marina disse:

    Como é que você sabe de tudo isso?

  9. Andressa disse:

    onde é que aparece nuka?e outra coisa no filme O Rei Leão 1 no final do filme aparece o filho de Nala e Simba:kopa,o irmão mais velho de kiara, mas dizem que Zira o matou,e não aparece mais,e dizem que ele estava vivo e voltou pra reinar com Vitani irmã de Kovu(por quem Kopa era apaixonado)mais nada disso se encaixa e tbm não tem nexo,apesar dos filmes serem bons,eles deixaram o público com muitas dúvidas…E outra coisa Zira é a esposa de Scar

  10. Naty disse:

    Quem falou que Kiara tem um irmão mais velho e que Zira o matou? De onde você tirou essa informação?
    Scar escolheu Kovu como seu sucessor justamente porque ele não tinha filhos e alguém precisava assumir o lugar de rei quando Scar morresse. Zira não é casada com Scar. Por isso Zira e as outras leoas apoiaram Scar, porque elas queriam que Kovu assumisse o lugar como rei.

  11. Angelina disse:

    Kopa não existe. O flilhote que apareçe no final de O REI LEÃO é Kiara. Os produtores deram entrevista e disseram> o filhote que apareçe no final, muitos pensam que é Kopa, mas é Kiara. Eles melhoraram o desenho no 2 para que pareçece uma menina> KOPA INEXISTENT

  12. Viviane disse:

    Ô Angelina,respeito sua opinião mas podia penssar nos fatos antes de tomar uma dessisão dessas né?Sei todas as historias do Rei Leão e acredito em Kopa tambem Andressa e vcs sabem quem fez a cicatriz no Taka foi o pai dele o Ahadi caso vcs não souberem Taka é o verdadeiro nome de Scar,tenho toda a arvore genealogica,se duvidarem q ela exista pesquisem!Eu pesquiso assim:O Rei Leão arvore genealogica e se acham q ela comessa do rei Ahadi estão errados!E antes de ir se vcs acham q Scar ou Mufasa são os pais de Nala erraram de novo!Qualé se fosse isso pra lá e pra cá o filme seria o reino dos leões e não o rei leão,acho q os personagens são meio humanos e não leões tradissionais

  13. Viviane disse:

    Desculpem meu erro,o serto da historia é:
    1.Zira e as leõas e leões seguidores de Scar não lutaram com ele por que Scar mandou elas procurarem água,quando viram a fumaça vindo da preda do rei elas vieram correndo mas não consiguiram subir pois o fogo bloqueava as passagens só deu tempo de espantar as hienas e ficar de luto por Scar.
    2.Elas machucarão gravemente Sarabi,foram exiladas po isso,6 meses depois que Kiara nasceu ela morreu.
    3.Zira namorou com Chumvi(seu amigo de infância)enquanto Scar reinava,teve Vitani e Kovu,quando se deu conta de que não eram filhos dela e Scar pensou ter feito um crime e disse que os achou por aí.
    4.Scar escolheu Kovu como seu seguidor por que sua mãe Uru escolheu Mufasa(pois era o mais velho)então pediu para Ahadi(seu marido)contar,e como Kovu era o mais novo como Zira diz em rei leão 2,ele o escolheu.
    5.As hienas fugiram das terras do reino para bem longe(pois Nuka diz:Esse lugar ficou arrepiante quando as hienas se mudaram!).

  14. pucca disse:

    Olha eu sou fã de rei leao e afirmo q kopa existiu mais a verdade e q o pessoal da disney queria o publico7 e 8 anos entao preferiram a historia de uma menina

    Se vc olhar o final de O REI LEAO vai ver q a apresentaçao e bem diferente nao so os detalhes,e tambem se prestar atençao no REI LEAO 2 o simba diz(nao se deve dar as costas para um exilado Kiara:pq pai Simba:nao e por nada)e é claro q falava de kopa so q como kiara era muito nova quando ele morreu ela nao se lembra.

    Nessa entrevista so falarao q kopa nao existiu para evitar comentarios de gente esperta como nos:)

    O resto sobre tudo esta correto e foi so para comentar by

  15. roberto disse:

    esperta? considera isso esperto? acreditar em arte fake? De fans apegados que nao conseguem ver um sussesso acabare começam a inventar! tem isso em tudo. A historia ta no filme, se prestar atençao e deduzir os fatos racionalmente tudo se encaixa n precisa ficar mirabolando acho a historia da viviane certa, mas tem curiosidades que só a mente adulta consegue perceber, como a cena em upendi de kovu e kiara, que se refere a relação sexual que eles tiveram depois de se encontrarem de novo, eles vivem o amor logo depois do kovu ter tentado falar a verdade e ser mal compreendido(oque é previsivel)

  16. Henrique disse:

    Eu também acredito que Kopa pôde ter existido, se ver a árvore geneologica você acredita, Sarabi pode ter morrido. Vocês sabem se vai ter um novo filme do rei leão? se tiver, me avisem por favor, obrigado.

  17. kopa disse:

    gente,gente,eu existo,e isso ai,eu sou kopa!eu existi nesse filme so que a disney
    achou que seria a minha irma,so isso e inves de me colocar no filme colocaram a kiara!

    ps:peguei vcs naum sou kopa nao!

  18. Stephanie disse:

    Gente por favor todos temos opiniões diferentes, vou dizer o que eu sempre acreditei e continuarei acreditando:
    - O próprio Simba diz que exilou todos que foram fiéis á Scar, que no primeiro filme não apareceram porque Scar os mandou caçar como Viviane disse.
    - Kopa, bem eu acho que ele não existiu pois eu pesquisei e vi uma entrevista do produtor de O rei leão e ele disse que o filhote que aparece no final de O rei leão É A KIARA, mas no 2 eles só melhoraram para realmente parecer uma menina.
    Então por favor pessoal, O rei leão é um clássico maravilhoso cheio de magia, cada um pode pensar no que quiser sobre o assunto, mas não se esqueçam que vocês amam esse filme ( ñ sei se todos mas para falarem com tanta certeza tem que pelo menos gostar do filme, né?) então por favor não discutam por um mundo que nem existe é só um filme infantil não uma série policial.
    E tem outra, Simba, Kovu, Kiara, Kopa eles nem existem!!! São apenas um perfeito filme infantil, repito INFALTIL não há motivos pra brigar, né?

  19. Stephanie disse:

    Me perdoem esqueci de falar da Sarabi, bom eu acho que ela pode ter morrido sim, mas de velhice e não porque a mataram ( não se esqueçam de que ela é a mãe do Simba e que os leões vivem apenas 20 anos).

  20. GABRIEL disse:

    Aff, quanta gente burra. Ficam acreditando em qualquer coisa que falam na internet. Só “existe” e ou aconteceu na história o que está no filme. O que não aparece é invenção de gente que não tem o que fazer. Se quiserem saber toda a história que não está no filme, mandem um e-mail para a disney e perguntem. Provavelmente eles irão inventar alguma história para te satisfazer, pois não há outra história, é só o que está no filme. E não tinha motivo para as hienas aparecerem no filme 2. Elas não teriam nem uma função relevante na segunda parte da história.

  21. GABRIEL disse:

    Gente. É óbvio que o Kopa não existe. Pra começar, esse nome nem aparece no filme. Se esse nome tivesse sido mencionado no filme, aí tudo bem haver várias histórias sobre isso, mas já que esse nome nem aparece no filme, é óbvio que é inventado. E o Simba diz para não virar as costas para os exilados por causa da fala do Scar para o Mufasa, dizendo para não virar as costas para ele. E diz para “deixar para lá” porque ele não quer lembrar da morte do pai dele. E só acreditem no que está no filme. O resto é lenda. Essas histórias do Kopa são apenas histórias fictícias para os donos desses sites chamarem visitas para seus sites. O Simba é super protetor porque foi desobecendo as ordens do pai dele que o pai dele morreu e ele não quer que a filha dele corra os perigos que ele e Nala corriam. Ele até diz isso no filme: “Você se lembra dos perigos que nós corríamos?” para a Nala. Se quiserem saber a história verdadeira, tentem mandar um e-mail para a Disney. E não faria sentido eles mostrarem um leão no filme 1 e outro no filme 2, sem nem falar o nome do primeiro leão. Os dois leões são a Kiara. E faz todo o sentido a Zira e o Simba se odiarem. Pensem bem: A Zira gostava do Scar. O Simba mata o Scar. A Zira fica com raiva do Simba. Sendo assim, é óbvio que o Simba também não vai gostar da Zira. Quem gosta de alguém que nos odeia?!?!?

  22. Saphira disse:

    galera, sobre kopa, concordo com o gabriel, nem foi citado, então de onde tiraram? eu concordo e eu mesma fico imaginando possíveis histórias de outros filmes, quem uqeiser adiciona o kopa lá e tal, mas sério, nao tem motivo para acreditar que o leaozinho no começo do filme n e a kiara…

  23. Isadora disse:

    gente, a sarabi aparece sim no rei leão 2, só que quase ngm consegue ver.
    eles foram exilados pois eles seguiam scar, e acreditam que ele era o verdadeiro rei.
    as hienas morreram junto com scar na queimada que teve no final do rei leão 1.
    espero q eu tenha ajudado

  24. Laura disse:

    Gente, td bem, tem gente q acredita e não acredita, mas tem livros da disney lançados nos anos 90 e sim tem a história desde o princípio, como o taka e simba, fala também da nala que se apaixonou por um leão mais velho, e mais 4 histórias, no total são seis, o título é mais ou menos asim ‘ the six adventures….’ eu nao lembro o nome certinho mas eu baixei e é em inglês, na própria capa de um doa livros tem um leaozinho de juba marrom e ele é o kopa.

  25. Viviane disse:

    *O primeiro Rei das Terras do Reino se chama Nkosi e vocês não tem idéia de quem é.
    *Scar no início do seu reinado queria casar com Sarafina mas ela já tinha marido o Ni(pai de Nala),e para Scar não descobrir que ela era casada disse para Ni fugir.
    *Nala tem um irmão mais novo chamado Mheetu,Scar o matou pois descobriu que quando Mheetu era mais novinho viu quem realmente matou Mufasa.
    *Mheetu não morreu de verdade,aconteceu o mesmo que Kopa.
    *No meio do reinado,Scar casou com Zira e teve Nuka.
    *Zira reencontrou Chumvi no fim do reinado de Scar,tiveram um caso e por acidente nasceu Vitani,20 minutos depois nasceu Kovu.
    *Zira disse a Scar que achou os 2 abandonados e Scar resolveu adota-los,Scar e Nuka nunca souberam que Vitani e Kovu eram filhos de Zira.
    *Scar não escolheu Nuka como seu herdeiro pois começou a ficar feio e a não prestar atenção nas ordens de Scar.
    *As leoas seguidoras de Scar foram mandadas buscar água quando Simba retornou,vendo o incêndio voltaram para A Pedra do Rei mas não conseguiram lutar ao lado de Scar pois o fogo bloqueava as passagens.
    *Zira e as seguidoras de Scar tentaram mata Kopa ainda bebê mas Sarabi o protegeu e acabou morta,Simba e as outras leoas do reino chegaram a tempo de salvar Kopa e exilaram todas envolvidas.
    *Uru é a verdadeira herdeira e não Ahadí.
    *Kopa conheceu Kiara quando ela era bebê,alguns dias depois Kopa foi morto por Zira,como Kiara era um bebê não se lembrou de Kopa.
    E ainda tem mais mil curiosidades!Visitem meu blog e vão saber de TUDO!
    http://www.takamufasa.blogspot.com.br/

  26. Keiko Sakurai disse:

    Vi uma edição do filme do Rei Leão,na qual Zazu não canta o “Morning Report”,trocada por uma cena na qual Mufasa pede para Zazu se virar,e Simba o ataca propositalmente,sem que Mufase lhe dê as instruções. Senti que perdeu uma das partes legais do filme.Foi a edição de Natal transmitida na Globo!

  27. Eu disse:

    Sarabi não apareceu no segundo e no terceiro filme porque sua dubladora (em inglês) morreu e não quizeram substitui-la. Não é certo falar de Kopa ou de outros personagens de fan-art, porque eles foram personagens criados por fans ou outras pessoas, e acreditar em fan-art é como acreditar em papai noel, é bom, mas não é real. Don Hahn disse em uma entrevista que o filhote no fim do primeiro filme era a Kiara, por enquanto chamada de “Fluffy”, até adquirir uma forma, um nome e uma personalidade. Quanto às hienas, foi mencionado no segundo filme apenas que elas fugiram.

  28. Sabrina disse:

    LOL Essa da Disney ser podre é a maior idiotice que já ouvi.
    A única coisa podre e MUITO poluída aqui é a sua cabeça Rafael.
    E daí se a palavra é ‘SEX’ ‘SFX’ ou ‘VTNC’? Você só se importa com aquilo alí, porque é um otário que fica vendo o filme em camera lenta pra procurar mensagens sublimináres.
    E a Disney não é conhecida por causa disso coisa nenhuma, a Disney é conhecida por todos filmes que faz. E por todos os Oscars que o Walt Disney ganhou, merecidamente. Ridiculo condenar a empresa por causa de um único quadro que não dura nem um segundo; e quanto ao resto do filme? E todo o trabalho que tiveram pra fazer? Você não pensa nisso não? Só pq tem uma mensagem subliminar em um quadro o filme inteiro já é um lixo? Se for assim VOCÊ é um completo lixo porque com certeza você também tem defeito. Ser frescurento já é um.

  29. Sabrina disse:

    Pessoas Kopa não existiu!

  30. Fabiana Mirales disse:

    Eu sou muito fã de O Rei Leão, sou apaixonada pela história. Também acho que Kopa não existiu. Mas o que eu realmente queria saber é, o que aconteceu com a Sarabi e com a Sarafina. A Disney poderia lançar um livro assim “O Rei Leão: A História por trás da História” neste livro eles deviam contar desde o comecinho, os primeiros reis e rainhas da Pedra do Rei, como surgiu e tudo mais… E depois nesse livro eles contariam novamente a história de Simba, o que aconteceu com cada personagem, dar continuidade para essa história maravilhosa, e poderiam contar sobre o reinado da Kiara e assim por diante. CARAMBA! Se eu fosse uma produtora da Disney e dos filmes de O Rei Leão, eu mataria essas curiosidades de todos nós. Mas já se passaram muitos anos, talvez a equipe do The Lion King nem lembram mais dos filmes, mas nunca é tarde para dar um novo rumo para a história. Mas mesmo assimcom todas essas dúvidas, continuo amando esse clássico de todos os tempos, O Rei Leão vive em mim, e vive em todos que amam este filme. Enquanto nada é lançado e desvendado, o certo é ficar só no HAKUNA MATATA!

  31. Kiara Pugliasj disse:

    Concordo com você Fabiana Mirales. Eu te mandaria muitas cartas pedindo um novo filme ou livro se você uma das produtoras do filme. Eu amo de paixão a história do Simba, pois temos algo muito em comum, eu e a filha dele temos o MESMO NOME. Parece mentira, mas quando minha mãe era adolescente ela com o pessoal da escola foram visitar um zoológico de uma cidade vizinha, na parte dos felinos minha mãe ficou encantada porque ela adora leões (assim como eu), tinha um homem alimentando os leões e então minha mãe perguntou os nomes das feras, o tratador disse e uma das leoas se chamava KIARA, foi a primeira vez que minha mãe ouviu esse nome,e el
    a achou lindo.. Por isso que me chamo Kiara. E estou morrendo de curilsidade pra saber o que aconteceu nas Terras do Reino e também queria saber sobre o reino da Kiara.

  32. Chad disse:

    Quem disse que Sarabi não aparece no O Rei Leão 2…

    Como disseram ali encima quem fazia a voz de Sarabi morreu e não quiseram substituir…
    Mas para muitos não ficarem se perguntando o quê aconteceu com Sarabi…
    Ela tem uma única fala… Na hora do encontro das leoas exiladas com a das terras do reino…
    Sarabi fala o nome de Zira e vice-versa…

    ASSISTAM DENOVO.

    Enquanto a Kopa, era aparentemente um Leão macho no final, mas não sabia que teriam que continuar… Pois Rei Leão era um filiminho qualquer que acharam que não superariam Pocahontas ( projeto principal na epósca) e se enganaram, então pesuqisaram e viram que a maior parte do público era feminino. Mudaram o filhote aparentemente, e Envelheceram Simba.

    FATOO*

  33. Chad disse:

    Sei que alguns discordariam pelo tal livro ” The Lion King: Six New Adventures”

    Onde mostra Kopa, e foi aprovado pela disney.
    Meio que sem pensar, sem imaginar o sucesso que seria O Rei Leão foi aprovado.
    FOI ANTES DE O REI LEÃO 2….
    Nada mais que um livro que foi criado para suprir a sacies por um novo filme. Desconsiderado mais tarde.

    Se existir um novo filme (creio que não) Será a História de Mufasa e Scar (Repito como filme) ou O Primeiro Rei Leão com um ponto de vista diferente suprindo os Buracos que foram deixados no Rei Leão 2

  34. Higor disse:

    Gente na booa http://oreileao4.blogspot.com.br/ , Kopa existe sim ! porem passou no ultimo episódio do 1 rei leao entaum estamos projetando o 4 e pra qm achava que Kopa Nao existia notem no olho dos filhotes q nascem , Kopa foi atacado por zira entaum qd cresce encontra uma amiga vai para um outro bando e quando vira adulto volta as TERRAS DO REINO para reina mais a amiga dele foi com ele e ele teve que escolher Ou a amiga ou a irma de Kouvu !

  35. farofa disse:

    HAHAHa a palavra SEX é a segunda coisa mais idiota que ouvi sobre mensagem subliminar no rei leão. A primeira é que Hakuna Matata significaria “Mate seus pais”, sendo que significa “Sem preocupações” em suaíle. Eu conheço um africano que me disse isso e no próprio google tradutor pude comprovar.

  36. Guilherme Freitas de Rezende disse:

    Kopa existe,pesquise sobre uma serie de 6 livros publicada em 1995 pela a própria Disney,The Lion King – Six New Adventures,só pesquisar,a Disney só não fez filme sobre ele,mas publicou um livro em que ele estava presente,então,EXISTE!

  37. Luana disse:

    Eu sou viciada em O Rei Leão, ñ ligo para oq as pessoas dizem a respeito do filme, nem da sopostas “mensagens” q dizem aparecer, sei q é tudo mentira de mentes poluidas. as curiosidades apontadas neste post são bem interessantes serviram para ampliar o meu conhecimento sobre meu filme favorito!

  38. Giovanna disse:

    Eu sou apaixonada por esse filme, e queria saber qual parte da África foi ilustrada para fazer esse filme.

  39. Giovanna disse:

    E alguém sabe se aquele livro A Tale of Two Brothers ainda existe para venda. E onde posso compra-lo. E se não tiver, queria saber aonde posso comprar algum livro do Rei Leão. Do filme 1 e do filme 2. Valeu

Deixe um Comentário