dvd-review21.gif

Esta matéria foi escrita com base no DVD Região 4 (R-4) de TARZAN EDIÇÃO ESPECIAL, compatível com players fabricados no Brasil. As imagens publicadas aqui são meramente ilustrativas.

tarzan-011.jpg

apresentacao.gif

TARZAN EDIÇÃO ESPECIAL vem em um estojo Amaray branco, para DVD Duplo. O DVD traz um único encarte que contém a lista de cenas do filme de um lado e do outro, destaques para alguns dos extras que compõem o DVD.

Chegando no Brasil e em alguns lugares do mundo quase 5 anos após o seu lançamento nos Estados Unidos, essa edição especial é basicamente igual ao DVD original, mudando somente a organização de alguns extras. O DVD traz 5 trailers ao todo, dando destaque para TARZAN 2, a seqà¼ência do filme, programada para agosto de 2005. Além de TARZAN 2, o DVD inclui ainda, trailers de CINDERELA EDIÇÃO ESPECIAL, OS INCRÍVEIS (trailer), POOH E O EFALANTE e O GALINHO CHICKEN LITTLE.

Após os trailers do primeiro disco, um menu totalmente animado aparece. Tendo como tema a cena do acampamento, o menu principal ficou bastante barulhento, e percebe-se que misturaram um pouco as bolas. Um cartaz com um desenho de Tarzan revela as opções do DVD, o que não tem nada a ver com o que se passa no fundo, enfim, o menu ficou uma grande mistura! Os sub-menus são todos musicados, e trazem pequenas animações, e diferentemente do menu principal, são bem mais calmos.

O segundo disco abre com uma introdução em 3D. Em uma tenda acampada no meio da floresta, um álbum de Tarzan se abre, revelando os belíssimos menus do segundo disco, os quais oscilam entre sombreados, e trazem ao fundo suaves sons da selva.

disco-1.jpg

Além do filme o primeiro disco de TARZAN traz boa parte dos extras desta Edição Especial.

tarzan-021.jpg

TARZAN é apresentado em seu aspecto original, 1.66:1 (16:9). Apesar de a imagem e transferência do filme serem a mesma da Edição Simples brasileira e da Edição de Colecionador americana, de quase 5 anos atrás, ambas foram magnificamente empregadas neste DVD. O filme está brilhante e sua paleta de cores está vivíssima. Da mais densa e escura floresta ao azul ofuscante do céu, as cores parecem pular da tela! Algumas vezes, cores muito vivas trazem consigo aquele chato color banding, ou efeito degradê, sobre fundos e personagens nos quais predomina uma única cor, mas a imagem de TARZAN felizmente não sofre desse mal. A transferência é o mais limpa possível, tirando artefatos digitais, “bordas oscilantes” em volta dos personagens, linhas e todo tipo de sujeira. A imagem é uma das mais cristalinas que um Disney DVD já apresentou. Se há algo que se deve destacar neste DVD, é com certeza a qualidade de sua imagem, ainda mais se levarmos em consideração que o filme traz uma paleta bastante variada, verdes e azuis muito escuros, as mesmas cores muito claras, enfim, tudo o que daria margens à uma imagem mais ou menos.

É difícil assistir um Disney DVD em que o som seja ruim, e não é diferente com TARZAN Edição Especial. O filme tem músicas cheias de batidas, e o som parece realçar ainda mais as mesmas. Os diálogos são claros, os efeitos sonoros são audíveis mesmo em um volume relativamente baixo e as maravilhosas músicas do filme fazem o chão vibrar. Três faixas de áudio estão disponíveis neste DVD, Inglês, Português e Espanhol, todas em Dolby Digital 5.1.

Mais um DVD brasileiro a levar o selo de qualidade THX, e desta vez, o selo vem estampado até na capa. Pelo jeito a Disney BR resolveu mesmo qualificar seus DVDs com a marca. Só falta mesmo incluírem o otimizador!

tarzan-031.jpg

Neste primeiro disco, os bônus começam com as Cenas Inéditas. O menu mostra 3 opções de cenas e uma pequena introdução da produtora do filme, Bonnie Arnold. As cenas foram somente legendadas, conservando o áudio original. Existe a possibilidade de assistir as cenas de uma só vez, juntamente com a introdução. Abaixo, um breve comentário sobre cada uma das cenas:

Abertura Alternativa: Nesta cena, uma montagem super legal de storyboards, o Pai de Tarzan perdeu sua esposa durante o naufrágio, e enquanto o Pai olha para seu bebê em um berço improvisado, Sabor, a onça, entra na cabana. Em uma seqà¼ência de luta entre a onça e o Pai, mesclada com flashes de relâmpago, o animal consegue o que veio procurar. A cena em storyboards ficou muito legal, seria bom poder vê-la finalizada. Ainda assim, não consegue ser melhor que a emocionante abertura que faz parte do filme.

Terk Encontra o Acampamento dos Humanos: Mais uma cena em storyboards. A cena é praticamente a mesma encontrada na versão final do filme, com algumas piadinhas a mais. Talvez tivesse dado uma boa cena para a versão final.

Luta no Barco: Esta cena substituiria a cena em que Tarzan , Jane e seu Pai viram prizioneiros de Clayton no barco. Aqui, Tarzan tenta resgatar Jane em uma emocionante seqà¼ência de ação. A cena tem direito até a uma grande explosão no final. Teria dado bons efeitos visuais, apesar de eu achar que a cena final funciona melhor.

Em Músicas e Mais, encotramos dois belíssimos clipes de Phil Collins, cujas músicas fazem parte da trilha do filme, ‘You’ll Be In My Heart’ (4:18) e ‘Stragers Like Me’ (2:59). O primeiro vídeo tem como formato de tela o widescreen, já o segundo clipe é fullscreen. Além disso, ‘Trashin’ The Camp’(02:08), traz comentários de Phil Collins e dos caras do N’Sync sobre a música que é a trilha da cena em que Terk e seus amigos invadem o acampamento do Profº Porter. Os comentários são mesclados com os vocais do grupo e de Phil Collins, cantando a música.

Na parte de Jogos e Atividades existem 3 jogos e a Enciclopédia Disney. Para os jogos, há a opção de jogar todos de uma única vez. São eles:

Memória da Selva: Neste jogo em 3D, assim como Tarzan, uma câmera se movimenta através dos galhos das árvores, vários animais aparecem pelo caminho e o objetivo é guardar a ordem em que os personagens aparecem. Ao acertar, o jogo fica cada vez mais difícil, mais personagens aparecem e a câmera se movimenta mais rápido. Um jogo interessante para estimular a inteligência da garotada.

Pegando Bananas: Os mesmos cenários do jogo anterior são utilizados nesse. àˆ o mesmo esquema da câmera passando pelos galhos das árvores, só que desta vez, ao invés de personagens, você tem que pegar cachos de bananas que aparecem pelo caminho utilizando as setas do controle remoto.

Armadilha de Clayton: Mais um jogo que utiliza o mesmo esquema, mas dessa vez ao invés de personagens e bananas, Tarzan tem que fugir das armadilhas colocadas por Clayton nos galhos das árvores. Os três jogos parecem ter sido originalmente um só, com três níveis diferentes, que foi dividido em 3 novos jogos. Apesar de não serem grandes coisas, até que são uns joguinhos legais e não são tão bobos quanto a maioria dos jogos encontrados nos Disney DVD. A criançada vai passar um bom tempo se divertindo!

A Enciclopédia Disney: Vivendo na Floresta (05:54) mostra um mini-documentário sobre os animais que vivem na floresta mesclado com cenas do filme. Uma espécie de documentário da Discovery adaptado para as crianças. Apesar de trazer algumas informações, as mesmas não são relevantes. Vale a pena assistir pelas belas imagens de animais como gorilas, onças, macacos e elefantes.

Nos Bastidores equivale ao interessante comentário de áudio para o filme. Com as participações de Bonnie Arnold, produtora do filme e os dois diretores Chris Buck e Kevin Lima, os comentários dão detalhes sobre as idéias que surgiram durante a produção, comentam cenas, músicas, as vozes dos personagens, enfim, vale a pena conferir pra ficar por dentro das origens do filme.

disco-2.jpg

Este segundo disco foi totalmente dedicado aos bastidores de TARZAN e dividido em seis partes.

tarzan-041.jpg

Em História e Desenvolvimento, três vídeos mostram as origens de TARZAN e seu desenvolvimento para um filme animado. O primeiro segmento, De Burroughs Até Disney, traz Danton Burroughs, neto do criador do personagem Tarzan, contando a história de como o homem das selvas se tornou uma lenda. Com comentários dos diretores e alguns animadores, este vídeo faz um breve histórico sobre como foi trazer Tarzan para um filme animado. Em Apresentação Preliminar, várias artes conceituais criadas para o filme são mostradas em forma de clipe ao som de Phil Collins. Todas essas imagens encontram-se nas galerias de arte dos personagens neste DVD, mas para quem não quer ficar zapeando pelas imagens, o clipe é uma alternativa.Viagem de Pesquisa à África, como o próprio nome sugere, mostra vídeos feitos durante a viagem para pesquisa que os animadores e diretores do filme fizeram à África para tornar o filme ainda mais real.

A Música de Tarzan traz mais três extras. O primeiro, Making Of da Música, traz um vídeo com a participação de Phil Collins, que conta como foi produzir as músicas de TARZAN. O próximo extra, Tarzan Vai Para O Exterior, corresponde ao já costumeiro vídeo onde uma música do filme é dividida em partes cantadas nas diferentes línguas para as quais o filme foi traduzido. Com uma pequena introdução dos diretores e de Phil Collins, a música escolhida para essa viagem pelas línguas do filme foi ‘Strangers Like Me’. Mas o vídeo é bastante incompleto, já que só mostra as línguas em que Phil Collins cantou, deixando de lado por exemplo, a versão brasileira, cantada por Ed Motta.
O último extra, traz os Demos Originais Das Canções de Phil Collins, são 5 músicas originais, todas gravadas por Phil Collins em suas versões iniciais, algumas até com os títulos provisórios ainda. Todas estão cruas ainda, algumas com letras diferentes e outras só cantaroladas. Há uma breve introdução do produtor musical do filme, que conta um pouco de como Phil Collins veio trabalhar em TARZAN. As músicas são: ‘6/8 Intro’, ‘Lullaby’, ‘Son Of Man / Celebration’, ‘Rhythm Piece’ e ‘I Will Follow’.

História e Editorial acrescenta mais dois extras a este DVD. Construindo a História, mostra exatamente todo o desenvolvimento pelo qual TARZAN e todos os filmes animados passam antes de chegar em seu roteiro final. Esse vídeo mostra vários responsáveis por essa parte do processo do filme, como os editor e supervisor do filme. Um ótimo apanhado! Comparações Entre Filme e Storyboards traz a seqà¼ência de abertura do filme em dois formatos, a cena finalizada e a montagem dos storyboards. A tela fica dividida em duas partes e você confere as duas versões da cena ao mesmo tempo.

Em Os Personagens De Tazan, os personagens do filme receberam páginas contendo cada uma vídeos de criação e animação, além de vastas galerias de imagens. Os personagens foram divididos da seguinte forma: Tarzan, Jane e Porter, Kala e Kerchak, Terk e Tantor, Clayton e Sabor e, por fim, Personagens Secundários. As galerias permitem um aprofundamento na arte de cada um dos personagens, mas os vídeos se limitam a isso! Poderiam ter ido mais além. Ainda assim, vale a pena conferir cada galeria dessas.
No menu de Animação, existem três galerias de arte divididas em Arte Conceitual, Cores Principais e Cenários e Fundos De Cena. São ótimas galerias, com maravilhosas imagens do processo de criação do filme. Após as galerias, Processos De Fundo Com Profundidade, é um vídeo que mostra o processo de composição dos cenários em 3D misturados com a animação 2D dos personagens. Vários animadores e responsáveis pelo projeto comentam este processo batizado de DeepCanvas. Um ótimo vídeo. Em Demonstração De Fundos Com Profundidade, Eric Daniel, supervisor de animação computadorizada do filme, mostra como é o processo de junção entre os cenários 3D com a animação 2D, através dos vários processos até chegar a versão final. Para tanto, ele utiliza uma versão inicial de Tarzan, totalmente animada e depois a cena emque Tarzan ‘surfa’ pelos galhos das árvores. Essa cena também é mostrada passo a passo. Exemplo Da Animação Da Produção, traz a cena em que Tarzan e Jane se conhecem em 4 estágios do processo de animação, Storyboards, Animação Bruta, Animação Limpa e Cena Final. Você pode mudar os estágios da animação durante a exibição utilizando o botão de ângulo no controle remoto. O último extra desta seção, Filmagem Intercontinental, mostra como foi animar os personagens principais, Tarzan e Jane, em diferentes continentes, enquanto Jane era animada nos estúdios da Califórnia, Tarzan era animado nos estúdios parisienses. O vídeo mostra do que a tecnologia dos estúdios da Disney é capaz, mostrando como foi unir as animações separadas por continentes.

A última parte do DVD, Imprensa, traz uma galeria com pôsteres e anúncios do lançamento e 3 trailers de cinema do filme, todos em ótimo estado de conservação. Os trailers estão todos em inglês, mas foram devidamente legendados para o português.

comentarios-finais9.gif

TARZAN é um dos melhores filmes da década de 90 da Disney. Uma animação de ótima qualidade, personagens cativantes, uma boa história e uma lenda transformada em desenho animado.

Um grande filme merece uma grande edição especial! Apesar de ter extras muito divididos e não trazer opção para assistir tudo de uma vez, TARZAN Edição Especial traz um sólido pacote de extras que incluem informações desde o processo de criação até a finalização do filme. Outra coisa, é que os extras abordam temas mais técnicos da animação, o que pode torcer os narizes de alguns fãs de documentários sobre a história, produção e etc. Não que vídeos tratando desses assuntos estejam faltando, mas estão em menor quantidade. Eu diria que o DVD tem extras para todos os gostos, mas dá preferência aos processos de animação.

A imagem e som do DVD colocam-no numa posição privilegiada, deixando a falta de extras mais “coesos” pequena perto da qualidade desses dois quesitos. A imagem é uma das melhores em um Disney DVD, e o som, como de costume, é potente.

Enfim, levando em consideração que este DVD foi a primeira Edição Especial da Disney (lembrar que ele foi lançado em 2000 nos EUA, apesar de só estar chegando aqui agora), é um belo DVD sem dúvida. Para aqueles que gostam do filme, ele está melhor do que nunca, e para aqueles viciados em extras, não vão faltar vídeos para serem assistidos! Então, corram até a loja ou locadora mais próxima e encham um baldão de pipoca, pois vale a pena conferir esse DVD!

 

2 Comentários

  1. Gabriel Pessoa disse:

    Gosto mto do filme tarzan, principalmente da trilha sonora, no qual dá mto mais emoção a obra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Rocky disse:

    Bacana esta DVD REVIEW, e realmente foi merecido este tratamento dado pela Disney aos consumidores e fãs desta maravilhosa animação.

    Valeu pela Força!!!

Deixe um Comentário