Introdução

Talvez as pessoas não parem para pensar nisso, mas o que vemos nas lojas em produtos como os das imagens abaixo são personagens de 50, 60 ou até 70 anos, que até hoje mantém sua popularidade. A franquia Disney Princess é uma das mais rentáveis para a empresa, tanto quanto a Turma do Pooh e a do Mickey. Mais do que isso, estas personagens viraram modelos para as meninas do mundo inteiro.

jogos1jogos3

Algumas heroínas, como Branca de Neve (de BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES), Cinderela (do filme homônimo) e Ariel (de A PEQUENA SEREIA) já se tornaram parte da cultura popular e objeto de admiração de qualquer menina: Delicadas, sonhadoras e habitantes de um mundo de sonhos imaginário, não poderia ser diferente. Que garotinha de 7 anos não gostaria de ser despertada por um príncipe encantado, e levada por ele para seu palácio em um cavalo branco? Embora esta visão pareça um pouco antiquada ainda predomina nos dias de hoje.

A franquia surgiu em 1999, quando Andy Mooney, depois de deixar a Nike (fabricante de produtos esportivos) e se juntar a Disney e observar pesquisas que mostravam que em várias das brincadeiras das meninas, elas faziam de conta que eram princesas. Mas não queriam ser qualquer princesa, queriam ser uma princesa da Disney, principalmente Branca de Neve, Ariel ou Cinderela. Assim, um time de oito heroínas (Ariel, Bela, Cinderela, Jasmine, Branca de Neve, Aurora, Mulan e Pocahontas) foi reunido numa das mairoes franquias já criadas pela Disney que já rendeu mais de $4 bilhões de dólares para os cofres.

Vamos adentrar agora no mundo de cada uma das princesas da Disney: Branca de Neve, Cinderela, Aurora (A BELA ADORMECIDA), Ariel, Bela (A BELA E A FERA) e Jasmine (ALADDIN).

Branca de Neve

bdn-clipBranca de Neve e a sua história encantadora vêm cativando todas as gerações desde 1937, quando deu o ar de sua graça nos cinemas como o primeiro desenho animado colorido da história e o primeiro do gênero nos EUA.  Foi seu sucesso que estimulou Walt a continuar produzindo desenhos animados durante as décadas seguintes.

Embora no filme ela seja aclamada como “a mais bela de todas”, Branca de Neve não está entre as princesas mais atraentes da Disney por diversos fatores. Um deles é a época em que o desenho foi produzido, uma época na qual o padrão de beleza da mulher era totalmente diferente dos dias de hoje.

Outro é que era ordem do próprio Walt fazer a princesa parecer uma jovem  inocente de 14 anos, não uma mulher esbelta e atraente. Walt Disney descrevia a personagem como uma vizinha graciosa, jovem e alegre que poderia muito bem ser uma princesa. Para que sua voz soasse jovem, Walt recusou estrelas como Deanna Durbin (então com 30 anos) e favoreceu a jovem cantora de ópera Adriana Caselotti.

Ainda assim, Branca de Neve tem dignidade e esplendor dignos de uma princesa: Seus movimentos são extremamente sutis e sua voz é delicada.

Outra característica desta personagem é sua passividade. Ela não revida,  não reage: Simplesmente foge, algo que não é muito apreciado nos dias de hoje e difere muito do estereótipo da mulher moderna, mas atribui uma delicadeza ainda maior á princesa.

Na franquia das princesas Disney, justamente pelo seu visual não muito atraente, Branca foi “vítima” de vários retoques e ajustes. Uma rápida comparação entre uma cena do filme e um clip art usado em produtos vai revelar novas curvas no rosto, um tom de pele mais escurecido, um novo formato para o nariz e um corpo mais “enxuto”, o que pode ser considerado um problema, já que é esta imagem “retocada”, diferente do que Walt vislumbrou, que está na mente das crianças.

Galeria de imagens de Branca de Neve (Clique para ampliar)

bdn12 bdn2bdn3

Produtos da Branca de Neve – Boneca, vestido e mochila (Clique para ampliar)

bdn-mochilavestido-bdn Boneca da Branca de Neve

Cinderela

cindy-concluiApós quase uma década de dificuldades financeiras relacionadas á segunda guerra mundial e ao fracasso comercial de produções ambiciosas como PINÓQUIO (1940), FANTASIA (1940) e BAMBI (1942), foi mais uma vez uma princesa quem permitiu que Walt Disney desse continuidade a seu legado.  Com uma trama simples e cativante, CINDERELA encanta o público hoje em dia do mesmo jeito que fez há 60 anos atrás.

Das três heroínas que Walt Disney trouxe á vida (sendo as outras Aurora e Branca de Neve), CINDERELA é a que participa mais ativamente da história e a que tem mais atitude para atinjir seus objetivos, embora ainda não seja tão ousada. Das três, CINDERELA também é a única que não nasceu com sangue real, casou-se com um príncipe e assim tornou-se princesa. Sonhadora, esperta, bonita, delicada e corajosa, Cinderela é indiscutivelmente a princesa mais querida da Disney.

Embora Branca de Neve sofresse maus tratos e fosse vista lavando o chão do palácio, Cinderela passa a maior parte do filme vestida em trapos, fazendo serviço doméstico e vivendo como uma garota comum, o que permite que as garotas também comuns se identifiquem com ela.

Outro detalhe é que embora seja bem inocente, Cinderela não é tão “angelical” quando Branca de Neve. Ela sabe se impor, levanta o seu pescoço na frente da vilã para mostrar que está certa e dá risadas irônicas do ridículo canto de suas irmãs de criação. Mas estas cenas foram desenvolvidas atenciosamente para manter a dignidade e integridade da heroína.

“Para algumas histórias, uma versão para filme proporciona um espaço mais amplo e adicionar personagens sem danificar o original. Eu não a vejocomo pateta ou estúpida. Ela precisa ser real e tem de ser alguém por quem você sente compaixão”, afirmou Walt sobre a personagem.

Galeria de imagens da Cinderela (Clique para ampliar)

agb1 agb2 agb3

Produtos da Cinderela – Mochila, vestido e jogo (Clique para ampliar)

cindy-mochilacindy-dresscinderela

Aurora

beladAurora, de A BELA ADORMECIDA (1959) é a princesa da Disney sobre a qual temos menos informações. Sua apairição no longa se resume a 20 dos 75 minutos, intervalo no qual conhece o Príncipe Filipe e se apaixona por ele. Na verdade, não seria possível saber se Aurora é submissa, determinada, ou qualquer outra coisa, pois ela não é submetida a nenhuma situação em que precisasse tomar uma atitude. Toda a história é guiada por suas fadas madrinhas Flora, Fauna e Primavera.

Aurora viveu sua vida inteira como camponesa, mas é uma princesa, e mesmo na sua condição de vida ela tem a dignidade de uma rainha. Sua voz, seus movimentos e suas ações são tão delicados que parecem terem sido milimetricamente calculados antes da ação: De fato, a ordem na produção de A BELA ADORMECIDA era fazer uma ilustração animada, o foco não estava nas personalidades. Embora seja sonhadora e tenha apenas 16 anos, Aurora é mais madura que BRANCA DE NEVE e CINDERELA.

O design de Aurora não é nenhum pouco cartunesco e lembra mais uma pessoa real do que qualquer outra princesa, e a sua beleza talvez seja o principal fator que a torna um modelo para as garotas. Claro, elas querem ser bonitas, princesas, delicadas, e resgatadas por um príncipe encantado em um cavalo branco. Tudo isto está presente em A BELA ADORMECIDA.

Portanto, embora não seja nem a mais popular nem a mais querida princesa da Disney, Aurora é  PRINCESA no melhor sentido da palavra, e por isso está nos sonhos de qualquer menina que quer viver um conto de fadas.

Galeria de imagens da Aurora (Clique para ampliar)

sb1 sb2 sb3

Produtos da Aurora – Celular, decoração para cama e jogo (Clique para ampliar)

auroraaurora2 aurora33

Ariel

img-arielAriel, estrela de A PEQUENA SEREIA (1989) é a personagem que mais uma vez salvou o estúdio da falência e ofereceu a ele uma nova chance, aproveitada com a realização de produções tão espetaculares quanto esta, a exemplo de A BELA E A FERA (1991) e ALADDIN (1992). O valor histórico e financeiro incalculável deste filme está relacionado á renascença que promoveu no estúdio, depois de fracassos como O CALDEIRÃO MÁGICO (1985).

A popularidade da Ariel não está relacionada ao fato dela ser uma princesa, e sim ao seu carisma, á sua simpatia, seu espírito livre, divertido e curioso.  É como se ela fosse uma princesa com personalidade igual á da garota espectadora. Mas Ariel também é imponente e corre atrás do que quer. Desobedece a todo o reino para realizar o seu sonho, passando por cima de todos os obstáculos. Embora o exemplo de determinação e coragem dentre as heroínas da Disney seja normalmente Bela, Ariel foi a heroína mais forte até o momento e presença garantida no podium das personagens mais queridas e populares do estúdio.

Ariel também é a única princesa da franquia que estrela seus próprios produtos, como artigos de praia para crianças. Um problema “enfrentado” por ela na franquia é que em algumas imagens promocionais é complicado enquadrá-la como sereia no meio de outras princesas,  e embora ela ainda tenha uma enorme quantidade de apairições nos produtos, é menos frequente que Cinderela e Branca de Neve.

Outras provas da gigantesca popularidade da Ariel são sua afiliação á National Marine Sanctuary Foundation como a representante da Ecologia marinha e uma pesquisa feita por uma revista americana que a apontou como a ruiva mais popular do planeta de todos os tempos. Além disso, dentre as seis personagens, Ariel foi a que apareceu em mais produções: Além do filme original, protagonizou dois outros filmes (A PEQUENA SEREIA II – O RETORNO PARA O MAR, onde conhecemos sua filha Melody, e A PEQUENA SEREIA – A HISTÓRIA DE ARIEL, onde conhecemos sua mãe Athena), e uma série de TV com mais de 30 episódios e 3 temporadas (foi também a primeira série inspirada em um filme da Disney).

Embora á primeira vista o jogo de cores de Ariel (verde, vermelho e roxo) pareça estranho, traduz a vivacidade e brilho da personagem (um detalhe é que a cor da sua cauda é exclusiva, ou seja, não pode ser vista em nenhum outro lugar, tanto que o nome da cor é “Ariel”).

Galeria de imagens da Ariel (Clique para ampliar)

lm1 lm2 lm3

Produtos da Ariel – Bicicleta, caderno e jogo (Clique para ampliar)

ariel-bikeariel2 ariel-game

Bela

belleBela é a heroína do longa de animação A BELA E A FERA, lançado nos cinemas em 1991. O seu filme é um dos mais aclamados da Disney por ser o único animado a receber uma indicação para o Oscar de melhor filme, além de estar entre os favoritos de boa parte dos fãs e ter uma excelente trilha sonora premiada com dois Oscars. O status do filme é, portanto, um fator inquestionável para a popularidade de Bela.

Uma grande quantidade de garotas poderá se identificar fisicamente com Bela e seus cabelos e olhos castanhos, diferente de Ariel, que é ruiva e tem olhos azuis. Bela também é a heroína de personalidade mais forte na Disney.  A mais corajosa, a mais determinada, e por isso conquista um grupo de fãs em especial. Branca de Neve e Aurora dependeram de um príncipe para acordar e ter seu final feliz, Cinderela e Ariel tinham como motivo de sua luta a busca pelo amor, mas o objetivo principal de Bela é outro: Ter aventuras e fazer descobertas. Por acaso, ela conhece a Fera e as coisas mudam um pouco.

A grande parcela das garotas que sonham com seu príncipe encantado e em viver um conto de fadas deverá se sentir bem mais atraída por Aurora, Cinderela ou até mesmo por Ariel, mas aquelas de pensamento diferente vão se identificar com Bela.

Bela não satisfaz o perfil de uma princesa reservada, composta e delicada como Aurora, nem é tão divertida e brincalhona quanto Ariel, nem tão sonhadora quanto Cinderela e Branca de Neve, o que de certo modo faz dela uma personagem á parte no grupo de princesas da Disney e prova a diversidade de personalidades no grupo.

Galeria de imagens da Bela (Clique para ampliar)

bef3 bef beb

Produtos da Bela – Relógio, sandálias e boneca (Clique para ampliar)

bela-relogiobela-boneca belle-sandals

Jasmine

jasmineJasmine é a heroína de ALADDIN (1992), um dos animados mais queridos da Disney. Vencedor dos Oscars de melhor trilha sonora e melhor canção original, o animado firmou o início de uma nova era de ouro da animação dos estúdios Disney depois de outros megasucessos como A PEQUENA SEREIA (1989) e A BELA E A FERA (1991).

Mas o fato é que Jasmine é uma das princesas com menor popularidade do grupo, pois o seu filme não tem um status tão elevado quanto vários dos outros e a sua participação na história é pequena em relação á maioria das outras personagens. Outro fator é que ela não é a típica princesa europeia, e sim filha de um Sultão.

Mas não falta personalidade em Jasmine. Ela é rebelde, decidida e determinada e não aceita imposições que não lhe agradam. A sua inocência e o seu desejo de viver livremente fora dos muros do palácio são satisfeitos por Aladdin, que em um dos mais belos números musicais da Disney a leva em um tapete mágico para além dos muros do palácio. Uma característica interessante em Jasmine é vê-la inocentemente pegando uma maçã de uma banca na feira para entregá-la a um garoto com fome, sem saber que era preciso pagar, e depois notar a sua esperteza em outros aspectos, quando descobre a verdade sobre Aladdin.

Um fator que favorece Jasmine é a sua aparência, com a qual uma grande quantidade de garotas poderá se identificar: Cabelos pretos e olhos castanhos.

Jasmine é a última grande princesa da Disney. Pocahontas (do filme homônimo, 1995) e Mulan (do filme homônimo, 1998), embora integrem o time oficial de princesas fazem apairições em produtos muito raramente, sendo que a segunda sequer é uma princesa.

Galeria de imagens da Jasmine (Clique para ampliar)

aladdin54 aladdin56aladdin27

Produtos da Jasmine – Camiseta, boneca e miniaturas (Clique para ampliar)

jasmim-blusajasmim-bonecaminiaturas

Pocahontas

pocahEmbora seja uma integrante oficial do time de princesas da Disney, Pocahontas não tem esta condição reconhecida por uma grande quantidade de pessoas, pois é muito raro ver suas imagens em produtos. Isto se deve ao fato de que Pocahontas é diferente de todas as princesas da Disney, pois não descende da realeza europeia – é filha de um chefe indígena, e embora existam alguns momentos divertidos no filme protagonizados por ela, no geral Poahontas é séria. Seu filme não foi baseado em contos de fadas, como CINDERELA ou A PEQUENA SEREIA, e sim em uma história real. Tudo isto contribuiu para que, junto com Mulan, Pocahontas se tornasse a princesa mais esquecida do estúdio. É cogitado que, com a entrada de Tiana no time de heroínas, estas duas sejam retiradas oficialmente do grupo.

É estranho observar que Bela, mesmo sendo decidida, corajosa e teimosa, alcance grande popularidade, enquanto Pocahontas, possuindo estas características ainda mais acentuadamente, não seja tão querida. Isto está muito relacionado á popularidade dos filmes: Não é segredo para ninguém que A BELA E A FERA tem um prestígio e apelo popular muito maior que POCAHONTAS.

A intenção da equipe d o filme não era fazer uma heroína tão jovem quanto Ariel, por exemplo: Pocahontas não é uma adolescente, e sim uma mulher, que foi capaz de salvar todo o seu povo de um choque cultural. Tal feito não convenceria sendo feito por uma garota de quinze ou dezesseis anos.

A sabedoria também é uma característica marcante nesta personagem. A sua canção “Colors of the wind”, premiada com o Oscar de melhor canção original em 1996, traz uma complexa mensagem sobre a preservação do meio ambiente e amor a todos os seres vivos. Pocahontas também pode ser tida, portanto, como uma defensora do planeta.

Embora tenha um propósito diferente das princesas dos filmes da Disney, Pocahontas se torna uma heroína excepcional se interpretada da maneira certa.

Galeria de imagens de Pocahontas (Clique para ampliar)

poca1 poca2 poca3

Produtos de Pocahontas  – Bonecas e miniaturas do filme (Clique para ampliar)

poca-dollpoca-doll2 poca-minn

Mulan

mulan-cliEm um caso muito semelhante ao de Pocahontas, Mulan é uma integrante oficial do time de heroínas Disney, embora apareça muito pouco nos produtos da franquia. Ainda asssim, Mulan ainda pode ser vista em mais licenciamentos do que a princesa indígena.

Dentre as oito componentes do time, Mulan é a única que definitivamente não é uma princesa, apenas vem de uma família de prestígio. No seu filme (MULAN, 1998), ela se veste de homem para entrar no exército chinês para combater os Hunos no lugar do seu pai, que morreria se fosse á batalha.

Em sentido literal, é a única guerreira do time e certamente a mais decidida, rebelde, inteligente e corajosa.  Tomaram muito cuidado em seu desenvolvimento para que a personagem não perdesse sua feminidade, pois passa a maior parte do filme vestida de homem e lutando. O resultado final nos agraciou com uma das melhores heroínas do estúdio.

De qualquer modo, Mulan não é tão graciosa quanto Branca de Neve ou Cinderela, e seu jeito mais espafatalhoso lembra mais Ariel, de A PEQUENA SEREIA. Um exemplo disso ocorre na cena em que tenta surpreender a casamenteira.

Galeria de imagens de Mulan (Clique para ampliar)

mulan-cena1 mulan-cena2 mulan-cena3

Produtos de Mulan  – Bonecas e miniaturas do filme (Clique para ampliar)

mulan1 mulan-2mulan-do

Tiana

tianaTiana estrelará A PRINCESA E O SAPO, o próximo longa-metragem de animação tradicional dos estúdios Disney que é o primeiro do seu tipo em mais de 5 anos e tem a incubência de mostrar o potencial do gênero. A Disney já confirmou que Tiana, a primeira princesa negra do estúdio, entrará para o time de heroínas do estúdio e inclusive já divulgou imagens promocionais de dezenas de produtos destinados ao público feminino relacionados ao filme que serão lançados nos próximos meses.

Tiana, assim como Bela e Cinderela, não tem sangue real, viverá um romance com o príncipe Naveen. Antes disso, ela enfrenta problemas financeiros (algo inédito em um filme da Disney) e pena para realizar o seu sonho de abrir um restaurante, tanto que aceita dar um beijo em Naveen, transformado em sapo, em troca de ajuda.

Embora venha causando controvérsia por ser a primeira princesa negra do estúdio, Tiana promete promover uma nova renascença no estúdio e reimplantar a animação tradicional na Disney, que desde 2005 aposta em projetos CGI.

Outro detalhe é que A PRINCESA E O SAPO será o primeiro animado musical da Disney em muito tempo e trará várias novas canções em sua estreia, neste próximo 11 de dezembro.

Uma curiosidade é que Tiana originalmente se chamava Maddy, mas como este segundo lembrava um apelido dado a escravas, foi modificado.

Galeria de imagens de Tiana (Clique para ampliar)

capia-de-kissthefrog12_8_08_cmyk frog_97_0_001_00_comp_0232 frog_990_00900_complete_half-res_final_final0001_cmyk

Produtos da Tiana – Vestido, boneca e brinquedos (Clique para ampliar)

bonecas bonecas2bonecas3

DVDs das Princesas Disney

Festa das Princesas Disney – Volume 02: Pronta para a festa

Leve-se pelo encanto da Festa das Princesas Disney! Todos adoram uma festa, especialmente quando as suas Princesas favoritas comparecem. E se sua lista de convidados incluir apenas a Bela Adormecida, ou um castelo lotado de amigos, sua filha fará uma festa a qualquer momento com este DVD, repleto de histórias animadas, jogos, atividades interativas e mais, além de uma seção com deliciosas receitas e outras surpresas.

………

História de Princesas Disney – Lata + Camiseta

DVD + LATA + CAMISETA – EDIÇÃO LIMITADA

Agora, todas meninas do mundo poderão conhecer o mundo encantadodas Princesas da Disney, onde os sonhos começam, o encanto nunca termina e todos são felizes para sempre. Nesta edição graciosa e limitada, o DVD vem com uma camiseta exclusiva em uma embalagem especial em lata. Desfrute com sua princesa destas aventuras mágicas!

………

Cinderela – Edição Especial

Cinderela, um dos mais famosos contos de fada da história, já cativou gerações com toda a sua magia, lindas canções, espetacular animação e personagens inesquecíveis.

Agora, com a mais moderna restauração digital, Cinderela brilha pela primeira vez em DVD.

Viva todo o encanto desta Edição Especial – com Disney Enhanced Home Theater Mix e bônus inpeditos – e descubra que os sonhos podem se tornar realidade.

A Pequena Sereia – Edição Especial

Com personagens divertidos e canções inesquecíveis, A Pequena Sereia é um dos animados mais celebrados de todos os tempos.
Ariel, a adorável sereia se envolve em uma incrível aventura com Linguado, seu melhor amigo, e com Sebastião, o caranguejo cantor de reggae. Mas ela vai precisar de muita coragem para realizar seus sonhos e salvar o  reino de seu pai da terrível bruxa Úrsula. Em edição especial com bônus inéditos, A PEQUENA SEREIA é um animado para você e sua família assistirem muitas vezes.

………

A Bela Adormecida – Edição Platinum

Com uma brilhante animação, belos cenários medievais e musica extraordinária, os mestres da Disney transformaram o conto de faldas A Bela Adormecida em uma espetacular aventura repleta de suspense, romance e fantasia. Era uma vez uma linda princesa chamada Aurora, que sofreu uma terrível maldição: ao completar 16 anos, espetaria o dedo no fuso de uma roca e cairia em um sono eterno. Mas as três fadas  descobrem uma forma de quebrar o feitiço: Um beijo de amor do príncipe Felipe poderá acordar a princesa desde que ele enfrente a bruxa Malévola!

………

Aladdin – Edição Especial

Embarque em uma viagem a bordo da tapete mágico! Divirta-se como nunca com o melhor de ALADDIN – da música vencedora do Oscar aos melhores momentos desta inesquecível aventura. No coração de uma cidade encantada, um jovem chamado Aladdin e seu travesso macaco, Abu, lutam para salvar a independente Princesa Jasmine. Ao esfregar uma lâmpada mágica, Aladdin conhece um gênio que lhe concede 3 desejos. A partir daí, Aladdin embarca numa incrível jornada para provar que é um verdadeiro príncipe.

………

Mulan – Edição Especial

Mulan, uma garota rebelde e diferente das outras meninas dessa sociedade tão tradicional, descobre que seu pai, já ancião, é convocado a se alistar no exército para defender a China dos terríveis invasores Hunos! Em um ato de valentia e generosidade, Mulan se disfarça de homem e toma o lugar do pai no Exército Imperial. Uma antiga lenda chinesa magicamente se transforma em uma aventura inesquecível, repleta de emoção, heroísmo e humor, neste 36º Clássico Animado da Disney, MULAN!

………

Pocahontas – Edição Musical

Todas as músicas e a divertida aventura  de POCAHONTAS ganham vida como nunca  pela primeira vez em DVD. Conheça Pocahontas, uma menina de espírito livre, que ao lado dos seus amigos Meeko e Flit e os sábios conselhos de Vovó Willow entrará num mundo de descobertas quando os colonos chegam à margem da aldeia. Seu coração se une ao do  Capitão John Smith e os conduz à uma batalha no choque  entre duas nações. POCAHONTAS da Disney é uma aventura cheia de encantos que toda a sua família irá desfrutar.

Tags

 

26 Comentários

  1. giulianno disse:

    Na luta das princesas Bela esta na frente de Ariel

  2. Animaluco disse:

    Talvez, mas isto acaba sendo muito pessoal. Como princesas, Branca de Neve, Cinderela e Bela são imbatíveis por serem personagens “tradicionalmente” delicadas. Como personagens, tenho certeza que Branca de Neve, Cinderela e Ariel são as mais queridas.

  3. Allan disse:

    Adorei a Matéria *-* Parabéns! só acho que essa ”passividade” da Branca de Neve é uma coisa necessária pra fluidez da história, ela TEM que fugir e ficar escondida, isso é a espinha dorsal do conto, não teria como mudar assim tão radicalmente e por ela pra enfrentar a vilã acho que traria problemas pro desenvolvimento do filme, já que elas pouco se encontram, diferente por exemplo de Cinderela que convive a maior parte do tempo ao lado da vilã… enfim eu a adoro *-* acho a mistura de inocência e certa maturidade dela bastante sutil e bem trabalhada. Inocência por se deixar enganar pela bruxa e maturidade por consolar o passarinho perdido dos pais e por um bando de marmanjos com o triplo da idade dela pra lavar as mãos antes do jantar KKKKKKKKKK ♥

    :mrgreen:

  4. Meena disse:

    Acho que,primeiramente vem a Cinderela (n

  5. Bruno disse:

    Eu acho que faltou a princesa de ENCANTADA

  6. Clumsy disse:

    Minha favorita é a Pocahontas. Grande personalidade e extremamente positiva para a criançada. Considera-a a mais madura de todas!

  7. Luís Fernando disse:

    A minha predileta é a Aurora. Ela é linda, simpática e sonhadora e parece mais madura do que Cinderela e Branca de Neve (prova disso é quando ela fala “Oh Deus! Por que me tratam como uma criança?!”. A coruja indaga e ela responde “Tia Flora, Tia Fauna e Primavera”). Sem falar que ela é a mais bonita (na 3ª imagem apresentada parece uma jovem de carne e osso). Se ela aparece pouco é porque é “a bela adormecida”, logo tem de dormir!

    A Tiana promete ser uma querida princesa! ela parece ser decidida e determinada a alcançar seus objetivos, além de ser simpática e muito bela. A 2ª mais bela das princesas!

    As ilustrações das princesas têm alguns erros: o vestido da Aurora é azul (pelo menos na maior parte do filme) e o vestido da Cinderela não é azul, para falar a verdade é um azul mais esbranquiçado e brilhante.

  8. elayne disse:

    :) eu acho a jasmine linda e asta sempre um passo a frente de todas as princesas! e bonita e elegante! gosto muito dela!!!!!!!! :)

  9. Ariel disse:

    Eu acho a Ariel a mais linda e determinada de todas as princesas.Adoro o desenho dela!

  10. andreyna disse:

    eu acho que ta faltano a allice

  11. neto disse:

    Para mim esta é a ordem de mais encantadora a menos encantadora:
    ariel
    aurora
    bela
    pocahontas
    branca de neve
    mulan
    tiana
    cinderella
    jasmine
    mas todas são lindas e perfeitas!!!

  12. Cindy disse:

    Eu adoro todas!

  13. Mayna disse:

    legal eu tenho todos o dvds das princesas da Disney a minha preferida é a Ariel eu amo ela bjins :-D

  14. Lela Saar disse:

    Ahhhh eu amo a Branca!!  Mas não é um amor qualquer não!! Meu braço direito todo é fechado por uma tatuagem com todos os personagens dessa linda história q embalou minha infância. AMO.  :wink:

  15. fabiana disse:

    A minha princesa favorita é a jasmine :!:

  16. Beatriz disse:

    Que especial maravilhoso! Bela é the best! hehe :D

  17. Beatriz disse:

    Eu tenho um blog sobre a Disney, e eu queria saber se eu podia postar esse especial lá: É claro, dando os créditos a voces ;) bjaaao

  18. A.J. disse:

    Pode postar! :)

  19. lisandra disse:

    eu gosto mas da pricesa bela mas a minha preferida mesmo e a gilela encantda

  20. Anonimo disse:

    Eu queria saber sobre mais princesas! Como a lilo, a alice no pais das maravilhas, princesas que não são princesas mais fazem parte da disney!bjsso aeee

  21. adriana disse:

    adoro todas princesas mais pra mim a mais linda é a Bela com seu jeito meigo de falar com o pai com carinho.

  22. hjhhy disse:

    as 3 mais lindas são:
    cinderella,bela adormecida e a bella

  23. vivian disse:

    por que não incluirão a princesa Anastasia??

  24. A designer Sashiiko Anti fez uns croquis super diferentes das roupas das princesas Disney! Segue o link com as imagens: http://www.lojaherzog.com.br/blog/2012/06/22/princesas-disney-com-roupas-de-alta-costura/
    Vocês gostaram!?

  25. Andressa disse:

    eu adorei!

  26. Andressa disse:

    eu adoro as princesas:
    branca de neve
    cinderela
    aurora
    ariel
    bela
    jasmine
    pocahontas
    mulan
    tiana
    rapunzel
    encantada
    e
    merida(valente)

Deixe um Comentário