Licenciamento se tornou algo completo demais e burocrático

O licenciamento 2019 SP de veículo é uma tarefa anual do proprietário que tem o objetivo de cumprir determinação da legislação vigentes, o fluxo de renovação contempla validação relacionada a recolhimento dos impostos, taxas, multas de trânsito.

Uma importante etapa deste fluxo é o pagamento do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é um seguro que pode ser acionado após análise em caso de acidentes com automóveis que circulam por vias terrestres (terra ou por asfalto).

Uma das principais funções do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre)  é cobrir até determinado valor e após de uma avaliação prévia pela autoridade itens como danos pessoais, portanto não há cobertura para danos materiais que se enquadra nos perfis como incêndio do automóvel, roubo, colisão.

Obrigatório devido a Lei 6.194/74 ele possui cobertura cada qual com sua abrangência em situações de morte devido a acidente com automóveis em via terrestre ou pelas cargas transportadas por esses automóveis nestas vias. Acidente na mesma situação anterior que gerou invalidez permanente total ou parcial, despesas médicas com o mesmo perfil acima. Em cada uma destas situações é realizado uma avaliação pela autoridade competente.

Para que seja possível realizar o pagamento do licenciamento 2019 primeiramente deve ocorrer o pagamento de todos os débitos previamente relacionados e constantes do cadastro do veículo, inclusive taxa de serviço de trânsito e despesas de processamento/postagem.

Por exemplo em alguns municípios ocorre o programa de inspeção e manutenção de veículos sua função é inspecionar todos os veículos registrados neste município, controlando a emissão de poluição do ar para melhorar a qualidade de vida da população.

O proprietário do veículo pode realizar o licenciamento mesmo sem ter realizado a inspeção, porém não isenta o veículo de realizar seguindo o calendário. Caso não seja realizado a inspeção dentro do prazo, segue-se as devidas penalidades administrativas, o proprietário fica impedido de licenciar o automóvel no ano seguinte ou realizar transferência (de propriedade ou de município).

Ao completar todo o processo será emitido o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) que permite a circulação pelas ruas e estradas de todo o país. Trata-se de um sistema integrado, que pode ser consultado inclusive pela nossa polícia, o documento é de porte obrigatório do proprietário ou do condutor do veículo.

Cada estado de nossa nação está preparado em conjunto com a autoridade de transito de realizar o processo de emissão do respectivo CRLV do veículo. Caso seja identificado débitos.Após a quitação dos licenciamento é expedido o documento Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV.

O condutor deve sempre manter o licenciamento do veículo com ele quando estiver dirigindo pois é de porte obrigatório, a falta deste documento pode acarretar diversos problemas com base na legislação vigente como por exemplo: apreensão do veículo, multa na carteira.

Atualmente o proprietário pode realizar o licenciamento do veículo através de sistema eletrônico de licenciamento que possui convênio com as principais instituições bancárias privadas e públicas geralmente em suas funções de pagamento.

No documento existe o número referente ao registro do veículo. Os estados de nossa nação tem a capacidade de emitir este certificado que torna-se válido em todo o território.

O documento deve ser renovado anualmente, sendo de porte obrigatório, este documento também é conhecido como CRLV e sua liberação ocorre somente após a quitação de todas as dívidas perante o Detran como seguro obrigatório, IPVA e multas.

O IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) é um imposto cobrado anualmente existe uma divisão do dinheiro arrecadado uma parte entre o município do veículo foi emplacado e cofres públicos, o valor cobrado por esse imposto é calculado a partir do valor do veículo.

O DETRAN de cada localidade disponibiliza em seu website ou por telefone informações sobre o licenciamento 2019 RJ. O valor pode sofrer alteração dependendo do local e do tipo de veículo. Dúvidas sobre esse processo entre em contato com a autoridade de trânsito de sua localidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *