RATATOUILLE E O OSCAR

Category Icon

Ser o filme com as melhores críticas do ano pode não ser algo tão positivo quando a época do Oscar se aproxima. Ao menos se estamos falando de um filme animado. Este é o caso de RATATOUILLE, um dos filmes mais elogiados do ano, algo que representa um dilema para a Disney: tentar arriscar uma indicação do Prêmio da Academia de Melhor Filme, ou se contentar apenas com a categoria de Melhor Filme de Animação?

Segundo as regras da Academia, quando um filme concorre ao prêmio de Melhor Filme de Animação, ele automaticamente pode concorrer à estatueta de Melhor Filme. Embora haja essa possibilidade, os estúdios temem que a presença nas duas categorias possa dividir os votos, não havendo vitória em nenhuma das duas. No caso de RATATOUILLE, tal divisão poderia afastar o provavel Oscar animado para PERSÉPOLIS, outra produção elogiada. Além disso, a Academia tende a não considerar um “filme” uma obra que não apresente atuações ao vivo, sendo que até hoje apenas A BELA E A FERA concorreu a categoria principal do Oscar (algo que provavelmente não teria acontecido caso o prêmio específico para animação existisse na época, segundo o produtor Don Hahn). Filmes familiares também não aparecer entre os principais indicados - 28 filmes com classificação R (17 anos) foram indicados ao prêmio de Melhor Filme nos dois últimos anos, com apenas dois com classificação PG (13 anos). O último filme com classificação G (livre) a ganhar o Oscar foi OLIVER! em 1968.

A Disney ainda não se pronunciou a respeito de como irá lidar com a campanha de RATATOUILLE para o Oscar, mas um tímido anúncio no Daily Variety oferece o filme para consideração apenas como Melhor Filme Animado, além de mencionar o roteirista e diretor Brad Bird.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário ou Inscreva-se em nosso feed e receba futuros artigos em seu leitor de feed.

Comentários

as regras do oscar são covardes e hipócritas…
até pq eu defendo a divisão oficial.. ou é filme, ou é animação..
e além do mais.. se animações pudessem disputar a “estatueta máxima”(entre aspas pq esnobam os filmes não-americanos) toy story levaria seu oscar por ser com folga infinita a melhor película do ano.. assim como as indicações de aladdin, toy story 2, o gigante de ferro e por aí vai..

não quero que ratatui concorra a melhor filme.. pq isso só vai gerar mais e mais polêmica…

Não vejo nenhuma polêmica nesses assuntos.. Por que premiar filmes de animação quando existem filmes muito melhores em película? Não estou falando que filmes de animação são ruins, muito pelo contrário, Ratatouille pode não ser ótimo, mas é muito bom e Persepolis, bem, este é uma fotografia autêntica dos regimes autoritários, uma verdadeira obra prima. Em contra-partida, temos a película inglesa Desejo e Reparação que, no meu ponto de vista, supera em muito essas duas animações. Portanto, não vejo nenhuma crueldade em não indicar ao prêmio de melhor filme animações como Ratatouille, Persépolis e em outras épocas Toy Story e Aladdin, lembrando que no ano do Aladdin tinham películas como (Os Imperdoáveis, Perfume de Mulher, Retorno a Howards End, Malcon X, Chaplin e Drácula de Bram Stoker) enquanto no ano de Toy Story as películas eram (O Carteiro e o Poeta, Coração Valente, Os Últimos Passos de um Homem, Razão e Sensibilidade, Don Juan DeMarco, Apollo 13 e Waterworld - O Segredo das àguas). Logo, sem nenhuma crueldade, sem nenhuma polêmica.

Outra polêmica que ao meu ver, não existe, se trata da falta de espaço na lista do Oscar aos filmes familiares. Ano passado, um BRILHANTE filme familiar concorreu ao prêmio máximo do Oscar, Pequena Miss Sunshine. Esse fato, por si só, já comprova que um filme familiar de qualidade é levado em consideração, mas se avaliarmos bem, poucos são os filmes de classificação livre que podem contar com tamanha qualidade, se a Academia abrisse muito espaço para os filmes familiares, teríamos o que ocorreu na categoria de melhor filme de animação ano passado, uma animação MUITO FRACA (A Casa Monstro), uma REGULAR (Carros) e uma à“TIMA (O Pingà¼im), quero dizer, disputas muito desparelhas.

Bom, reitero que essa é apenas minha opinião, mas.. cabe uma observação quanto a indicação do Pequena Miss Sunshine.. esse filme não venceu o Oscar de Melhor Filme, porque Os Infiltrados, apesar do final ridículo, ainda é Melhor.

Realmente não existe essa tal “polêmica”, ainda que fosse assim, essa divisão de votos pela academia não existe. Ficou claro quando o Steven Stodeberg venceu o oscar de melhor diretor (ano em que concorria pelo prêmio em dois filmes), ou quando o Senhor dos Anéis - O retorno do rei venceu todos os prêmios. Quanto ao dos filmes de animação serem melhores que filmes em película, também não concordo que isso seja comum. Não conheço nenhum filme de animação que pudesse considerar o melhor filme daquele ano, como bem lembrado na mensagem acima, sempre tem meia dúzia de filmes de película muito melhores que aqueles animados. Foi assim no ano do Toy Story, foi assim no ano do Aladim, foi assim no ano do Shrek, foi assim até mesmo, este ano com o Ratatulle.

Deixe um Comentário

(required)

(required)